terça-feira, 12 de abril de 2011

Conhecendo o PET

   Oi!
   Nós somos o grupo PET - Conexões de Saberes - História da África.
   O PET (Programa de Educação Tutorial), é um programa de comprovada excelência, o qual compromete-se fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com quatro vertentes principais que são: Ensino, Cultura, Pesquisa e Extensão e forma cidadãos que aprendem durante três anos a trabalhar em equipe, a irradiar para os demais colegas o espírito de liderança e o compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. É o único programa institucional voltado para graduação que trabalha no formato de grupo interdisciplinar, ancorado em alunos e professores e que recebe avaliação institucional e não individual.
   As normas operacionais do PET estão estabelecidas no documento de Orientações Básicas do Programa, que define como objetivos principais: oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante; promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária; estimular a melhoria do ensino de graduação formando jovens bilingües, versáteis, de iniciativa, de expressão oral e argumentação, capazes também de fazer contatos, administrar o tempo e as tarefas. Nas Orientações Básicas do PET estão também estabelecidas características que incluem: formação acadêmica ampla; atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; implementação de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.
   Cada grupo PET conta com um conjunto de alunos bolsistas, no nosso caso 11 alunos, e um professor-tutor.
   O nosso grupo tem como objetivo desenvolver dois projetos, um para as escolas e outro para as comunidades quilombolas:
-Comunidades Negras Rurais da metade-sul do Rio Grande do Sul, este projeto tem por abrangência a região do extremo sul do Rio Grande do Sul, visa analisar a formação, organização e principais aspectos sociais e culturais de 11 comunidades desta região.
-A Lei 10.639/2003 em prática nas escolas, este projeto iniciará com o estudo de 11 escolas municipais e estaduais da cidade de Jaguarão, cada escola terá um bolsista como monitor, este desenvolverá oficinas de diversos temas com alunos dos ensinos fundamental e médio.
Aqui está uma parte do nosso grupo.

Um comentário:

  1. Boa tarde! Parabenizo a organização, relacionada em um tema muito importante para a humanidade de forma geral, e para o nosso país de maneira especifica, África. Deixarei meu link, no qual também desenvolvo artigos relacionados a África, no intuito de divulgar e colaborar, seja para correção ou afirmação.

    https://reflexao-estudoeconscientizacao.blogspot.com/2021/

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir